
O excesso de colesterol no sangue pode provocar doenças graves. Ao mesmo tempo, porém, o colesterol é uma substância importante para o corpo humano. Para isso, é preciso promover o bom colesterol.
Dificilmente existe uma substância no corpo humano que seja tão amplamente discutida como o colesterol. O nível de colesterol é utilizado como indicador de doenças cardiovasculares e outras doenças graves também podem ser promovidas pelo excesso destas "gorduras do sangue". O colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade) é um desses colesterol, que é largamente responsável pelo desenvolvimento de calcificação vascular. Se o nível de colesterol no sangue se mantiver elevado durante um longo período de tempo, formam-se cada vez mais depósitos de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos. Isto reduz a elasticidade dos vasos sanguíneos, o que pode levar à vasoconstrição e a perturbações circulatórias. Esta situação é também conhecida como arteriosclerose. A arteriosclerose é a principal causa de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e acidentes vasculares cerebrais, e é responsável por cerca de metade de todas as mortes no mundo ocidental.
"Ao mesmo tempo, temos de acabar com a lenda de que o colesterol é mau por si só. O colesterol é, em si mesmo, uma substância vital que é maioritariamente produzida pelo nosso corpo. É utilizado, por exemplo, para construir paredes celulares, hormonas e uma camada protectora para os nervos", diz Frank Felte, fundador e proprietário da Natura Vitalis, um dos mais conhecidos e principais fabricantes de substâncias vitais naturais e suplementos alimentares na Alemanha (www.naturavitalis.de). A empresa está sediada em Essen e atribui grande importância ao desenvolvimento contínuo e novo de produtos de saúde numa base científica.
O único problema é o elevado teor de colesterol LDL. Ao contrário do colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), o LDL transporta o colesterol do fígado para as células através do sangue. As HDL fazem o contrário e "libertam" as células do colesterol. "Neste processo, pode surgir o seguinte problema: Se a célula tiver colesterol suficiente, rejeita o LDL. Assim, pode acontecer que o LDL fique a flutuar no sangue e o nível de gordura no sangue aumente. Isto, por sua vez, pode tornar-se um risco indesejável para a saúde no pior dos casos", diz o especialista em saúde. "É por isso que o LDL também é chamado de 'colesterol mau'".
Por isso, Frank Felte aconselha a redução do colesterol LDL e o aumento dos níveis de HDL no sangue - mas de uma forma natural. A natureza tem inúmeras substâncias prontas para apoiar positivamente os níveis de colesterol e promover a saúde. Por isso, há razões suficientes para cuidar dos seus níveis de colesterol. Para este efeito, a Natura Vitalis desenvolveu o produto "Colesterol". Com uma receita única a nível mundial, o nível saudável de colesterol é apoiado positivamente de uma forma extremamente eficaz. Para além de sésamo, feno-grego, folhas de oliveira, alho selvagem, cascas de psílio, alcachofras, pectina e gengibre, o Colesterol também contém a substância beta glucano. Os beta-glucanos referem-se a um grupo de diferentes polissacáridos (hidratos de carbono) de elevado peso molecular que se encontram nas paredes celulares dos cereais, das bactérias e dos fungos ou em forma livre nas algas. 17 ensaios clínicos controlados e aleatorizados atestam que o beta-glucano tem muitas propriedades especiais para apoiar positivamente níveis saudáveis de colesterol. "O efeito positivo do beta-glucano nos níveis de lípidos no sangue está clinicamente bem estudado e foi demonstrado que reduz o LDL. Até um projecto da UE está a estudar esta questão", sublinha Frank Felte.
Por falar em feno-grego: segundo Frank Felte, esta é uma planta que se caracteriza por uma variedade de substâncias activas interessantes - incluindo saponinas. Muitos cientistas acreditam que as saponinas aumentariam a libertação de ácido biliar. "O ácido biliar, por sua vez, liga-se ao colesterol e, assim, promove a sua excreção", diz Frank Felte.
Este texto
pode conter erros de tradução, uma vez que a tradução foi realizada por uma
ferramenta de tradução online.